Vontade de Deus


Por Claiton André Kunz, Ijuí/RS

LEITURA BÍBLICA
"Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe." (Marcos 3:31-35)

"Quem obedece a Deus faz parte de sua família. "


“No texto de hoje, Jesus aproveita a chegada de seus familiares para ensinar aos seus seguidores uma importante lição. Para fazer parte de sua família, não é preciso ter parentesco de sangue: deve ocorrer um nascimento espiritual. Quando Jesus afirma “aqui estão minha mãe e meus irmãos”, declara que são os seus discípulos que formam sua verdadeira família.

A expressão “quem faz...” (v 35) demonstra que todos – pretos, brancos, vermelhos, marrons e amarelos, homens e mulheres, velhos e jovens, ricos e pobres, presos e livres, cultos e iletrados, judeus e gentios – podem ser incluídos na graça de Deus. É um exemplo interessante de deliberada “linguagem inclusiva”. 

Mas, antes que surja qualquer ideia de inclusão ilimitada, é preciso salientar que o mesmo versículo traz uma condição: “Quem faz a vontade de Deus...”. Em vez de incluir todos que estão “ao seu redor” (v 32), a afirmação de Jesus parece limitar os que são qualificados como sua família àqueles que ouvem e fazem o que Deus deseja. 

O propósito de Jesus não era menosprezar seus familiares, mas demonstrar pelo contraste o significado do verdadeiro laço familiar. Jesus não tratou ninguém com falta de amor – nem mesmo os seus inimigos – muito menos iria fazê-lo com seus irmãos e com sua mãe. A mesma oferta feita a todos que estavam ao seu redor foi estendida também àqueles com quem dividia os laços sanguíneos. De fato, vários dos seus familiares tornaram-se seus discípulos, sendo obedientes a Deus.

Mas lembre-se que ninguém é capaz de “fazer a vontade de Deus” por si só, a não ser somente pelo poder e pela graça soberana de Deus. Você já pode se considerar membro da família de Jesus? Pode afirmar que “faz a vontade de Deus”


Fonte: Presente Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 17 / coordenador do comitê editorial Roland Körber. São Paulo : Rádio Trans Mundial, 2014. Vários autores http://rtm.radio.br/novo/presente-diario/9-2-2014;

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes